"O amor quer o monopólio das faculdades da alma." Schiller

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Assim falava (o sábio) Zarathustra... Also Sprach Zarathustra, Ein Buch für Alle und Keinen, 1883-85

"Algum veneno uma vez por outra, é coisa que proporciona agradáveis sonhos. E muitos venenos no fim para morrer agradavelmente."






"Amigo - respondeu Zaratustra - palavra de honra que tudo isso de que falas não existe, não há diabo nem inferno. A tua alma ainda

há de morrer mais depressa do que o teu corpo; nada temas".

O homem olhou receioso. "Se dizes a verdade - respondeu - nada perco ao perder a vida. Não passo de uma besta que foi ensinada

a dançar a poder de pancadas e de fome".



"Seja o vosso amor à vida amor às mais elevadas esperanças, e que a vossa mais elevada esperança seja o mais alto pensamento da vida.

E o vosso mais alto pensamento deveis ouvi-lo de mim, e é este: o homem deve ser superado."



"Não poucos, que queriam expulsar os demônios, se meteram com os porcos."



"Que é castidade?

Não é uma loucura? Mas essa loucura não veio ter conosco, não fomos nós que a buscámos.

Oferecemos a esse hóspede pousada e simpatia: agora habita em nós. Demore-se quanto queira!"



"Para o solitário o amigo é sempre o terceiro; o terceiro é a válvula que impede a conservação dos outros dois de se abismarem nas profundidades.

Existem demasiadas profundidades para todos os solitários. Por isso aspiram a um amigo à sua altura.

A nossa fé nos outros revela aquilo que desejaríamos crer em nós mesmos. O nosso desejo de um amigo é o nosso delator.

E frequentemente, como amizade, apenas se quer saltar por cima da inveja. E frequentemente atacamos e criamos inimigos para ocultar que nós mesmo somos atacáveis."



"Nunca te adornarás demais para o teu amigo, porque deves ser para ele uma seta e também um anelo para o Super-homem.

Já viste dormir o teu amigo para saberes como és? Qual é, então, a cara do teu amigo? É a tua própria cara num espelho tosco e imperfeito."



"Há demasiado tempo que se ocultavam na mulher um escravo e um tirano. Por isso a mulher ainda não é capaz de amizade; apenas conhece o amor."

"No amor da mulher há injustiça e cegueira para tudo quanto não ama. E mesmo o amor, reflexo da mulher, oculta sempre, a par da luz, a surpresa, o raio da noite."

"A mulher ainda não é capaz de amizade: as mulheres continuam sendo gatas e pássaros. Ou, melhor, vacas."

"A mulher ainda não é capaz de amizade. Mas dizei-me vóz homens: qual de vóz outros é, porventura, capaz de amizade?

Homens! Que pobreza e avareza a da vossa alma! Quando vóz outros dais a vossos amigos eu quero dar também aos meus inimigos sem me tornar mais pobre por isso.

Haja camaradagem. Haja amizade."



"É preciso conter o coração: porque, se o deixamos livre, depressa perdemos a cabeça!"



"O diabo disse-me assim um dia.: "Deus também tem o seu inferno: é o seu amor pelos homens".

E ultimamente ouvi-lhe dizer estas palavras: "Deus morreu; foi a sua piedade pelos homens que o matou".

Livrai-vos, pois, da piedade: por causa dela paira sobre ele uma densa nuvem!"



"As algemas dos valores falsos e das palavras ilusórias! Ai! Haja quem os salve do seu Salvador!"



"O espírito desses salvadores era todo vácuo, e nesse vácuo tinham posto a sua loucura o seu supre-faltas a que chamaram Deus."



"E há outros que parecem relógios a que se dá corda; produzem o seu tique-taque e querem que esse tique-taque se chame virtude."



"Que náuseas, quando lhes sai da boca a palavra virtude! E quando dizem: "Sou justo", é num tom em que se percebe: "Estou vingado!"



"É certo que sou uma selva e uma noite de escuras árvores;mas aquele que não temer a minha obscuridade encontrará sob os meus ciprestes sendas de rosas."



"Encontrei mais de um inteligente que velava o semblante e turvava a sua água, para ninguém poder olhar através e para o fundo.

Era, porém, a ele positivamente que acudiam os astutos desconfiados; pescavam-se-lhe os peixes mais escondidos!

Mas os claros, os bravos, os transparentes, esses são para mim os mais silenciosos astutos: o seu fundo é tão profundo que a mais límpida água o denuncia."



"O gosto é a um tempo o peso, a balança, e o pesador;"



"A graça forma parte da generosidade dos que pensam com elevação."



"Deveis imitar a virtude da coluna, que vai sendo mais bela e mais fina, porém mais dura e resistente interiormente à medida que se alteia."



"Com a face e os membros pintados de mil maneiras, assim me assombrasteis, homens atuais."



"Certo, não podiéis usar melhores máscaras do que a vossa própria cara, homens atuais.

Quem vos poderia reconhecer?"



"Para mim seria a coisa mais elevada (assim diz a si mesmo o vosso falso espírito) olhar a vida sem cobiça, e não como cães, com a língua de fora.

Ser feliz na contemplação, com a vontade morta, isento de capacidade e de apetite egoísta, frio de corpo, mas com os olhos embriagados de lua.

Para mim seria o melhor (assim se engana a si mesmo o enganado) amar a terra como a luz a ama, e tocar na sua beleza apenas com os olhos.

Eis o que eu chamo o imaculado conhecimento de todas as coisas: não querer das coisas mais do que poder estar diante delas".



"Isto, e só isto, é a vingança em si mesma, a repulsão da vontade contra o tempo e o seu "foi"."



"Vós outros olhais para cima quando aspirais elevar-vos.

Eu, como, estou alto, olho para baixo.

Qual de vós podeis estar alto e rir-vos ao mesmo tempo?

O que escala elevados montes ri-se de todas as tragédias da cena e da vida".





"A felicidade persegue-me. Deve-se isto a eu não correr atrás das mulheres. Que a felicidade é mulher".



"Um pouco de razão, um grão de sensatez, disperso de estrela em estrela, é a levadura indubitavelmente misturada a todas as coisas:

por causa da loucura se acha a sensatez misturada a todas as coisas!

Um pouco de sensatez é possível: mas eu encontrei em todas as coisas esta benfeitora certeza: preferem bailar sobre os pés do acaso."



"Passo pelo meio deste povo e abro os olhos; esta gente não me perdoa que eu lhe não inveje as virtudes.

Querem morder-me por eu lhes dizer que as pessoas pequenas necessitam pequenas virtudes, e porque me é difícil conceber que sejam,

necessárias as pessoas pequenas.

Estou aqui como galo em terreiro estranho, que até as galinha lhe querem picar; mas eu nem por isso conservo rancor a tais galinhas.

Sou indulgente com elas como com a pequena moléstia; ser espinhosos para com os pequenos parece-me um proceder digno de ouriços."



"Para eles, o que modera e domestica é a virtude; assim fizeram do lobo um cão e do próprio homem o melhor animal doméstico do homem."





"Bem o sabes: o covarde demônio que dentro de ti se compraz em juntar as mãos e em cruzar os braços, e que desejaria ter uma vida mais fácil, esse covarde demônio disse-te: "Há um Deus!"





"A cada alma pertence um mundo diferente; para cada alma, toda outra alma é um além-mundo."



"Entre as coisas mais semelhantes é onde é mais bela a ilusão: porque é sobre o abismo pequeno que se torna difícil lançar uma ponte."





"Receio-te quando te aproximas, amo-te quando estás longe; a tua fuga atrai-me; as tuas diligências detêm-me. Sofro; mas, por ti, que não sofreria eu?"
 
 

"Nós não somos bons nem maus para nada! Além do bem e do mal encontrámos a nossa ilha e o nosso verde prado: só nos dois o encontrámos!

Porisso nos devemos amar um ao outro!

E conquanto nos não amemos de todo o coração, será caso para nos enfadarmos? Enfadam-se as pessoas por não se amarem de todo o coração?

É que eu te amo, te amo muitas vezes com excesso, sabe-lo demais, a razão é que estou ciosa da tua sabedoria. Ah! que velha

louca é a sabedoria!!

Se alguma vez a tua sabedoria te deixasse também logo o meu amor te deixaria."







" Uma!

Alerta, homem!

Duas!

Que diz a meia-noite profunda?

Três!

"Tenho dormido, tenho dormido...

Quatro!

"De um profundo sono despertei.

Cinco!

"O mundo é profundo...

Seis!

"E mais profundo do que o dia julgava.

Sete!

"Profunda é a sua dor...

Oito!

"E a alegria... mais profunda que a aflição.

Nove!

"A dor diz: Passa!

Dez!

"Mas toda a alegria quer a eternidade...

Onze!

"Quer profunda eternidade!

Doze!

.............





"Ai! onde se fizeram mais loucuras na terra do que entre os compassivos, e que foi que mais prejuízo causou à terra do que a loucura dos compassivos?

- Pobre dos que amam sem que a sua alma esteja acima de sua piedade! Assim me disse um dia o diabo: "Deus também tem o seu inferno:

é o seu amor pelos homens".

- E ultimamente ouvi-lhe dizer estas palavras: "Deus morreu; matou-o a sua piedade pelos homens". (Dos compassivos)
 
 
 
 
 
Noutros tempos - creio que no ano um - disse Ébria a Sibila (sem ter provado vinho):


"Ai isto vai mal!

"Decadência! Decadência! Nunca o mundo caiu tão baixo!

"Roma degenerou em rameira e habitação de rameiras.

"O César de Roma degenerou em besta; até Deus tornou-se judeu!"





"Antes não saber nada do que saber muitas coisas por metade! Antes ser louco por seu próprio critério, que sábio segundo a opinião de outros! Eu por mim, vou a fundo.

Que importa que seja pequeno ou grande, que se chame pântano ou céu? Um pedaço de terra do tamanho da mão me basta, contanto que seja verdadeiramente terra e solo!

Num pedaço de terra do tamanho da mão pode uma pessoa ter-se de pé. No verdadeiro saber consciencioso nada há grande nem pequeno".



"As almas frias, os cegos, os bêbados, não têm o que eu chamo coração. Coração tem aquele que conhece o medo, mas domina o medo; o que vê o abismo, mas com arrogância.

O que vê o abismo, mas com olhos de águia; o que se prende ao abismo com garras de águia: é este o valoroso."



"E embora haja na terra atoleiros e denso nevoeiro, aquele que tem os pés leves corre e dança por cima da lama como sobre gelo liso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário